sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Será que tudo que os pais falam é verdade?

Geração após geração, pais fazem uso de verdades absolutas durante a criação dos filhos. Mas será que eles sempre têm razão? Livro esclarece mitos e veracidades nesses discursos

Raquel Paulino , especial para o iG São Paulo |
Pai e mãe sempre têm uma lição positiva ou uma pequena ameaça na ponta da língua para tentar disciplinar os filhos. “Se você comer toda a cenoura, vai enxergar melhor” e “Não segure o espirro porque pode estourar seus tímpanos” são alguns dos clássicos de que lançam mão no dia a dia. Intrigado com a veracidade dessas citações passadas de pai para filho, o norte-americano Ken Jennings reuniu 125 itens no livro “Because I Said So” (“Porque eu disse que sim”, em tradução livre), lançado em dezembro nos EUA e ainda sem previsão de chegada ao Brasil, e procurou esclarecer o que há de mito e de verdade em cada um deles.

Thinkstock/Getty Images
Sentar muito perto da TV pode causar olhos ressecados e vermelhos. Distância mínima deve ser de 1,5 metro
As “verdades absolutas” compiladas pelo maior campeão do programa televisivo de conhecimentos gerais “Jeopardy!” – em 2004, ele levou para casa mais de R$ 5 milhões ao ganhar 74 jogos seguidos – não são praxe apenas nos EUA. As mães brasileiras também têm o hábito de falar para as crianças frases de efeito que circulam geração após geração.
Bem-estar
Quando Bárbara, 8, começa a fazer caretas, sua mãe, Andréia Santamaria, pede de um jeito especial que ela pare: “Se o galo cantar na hora da careta, você vai ficar assim para sempre”, costuma falar. “A primeira vez que eu disse isso foi por puro instinto. Só depois me dei conta de que minha madrinha sempre falava isso para o filho dela e de que repeti sem pensar”, explica a publicitária. Com o tempo, a garota começou a questionar onde estava esse tal galo e quando ele costumava cantar. “Hoje ela ri, mas o importante é que entendeu que é para não exagerar nas caretas”, afirma a mãe.
A gerente operacional Cíntia Garcia também usa esse tipo de artimanha materna com o filho, Gabriel, 7. “Se ele insiste que não quer escovar os dentes antes de dormir, por exemplo, falo que um bicho virá atrás dele à noite. Ele sabe que não virá uma barata nem nada, mas pega a escova e a pasta rapidinho”, conta. 
Para as duas, esse tipo de atitude mostra uma preocupação com o bem-estar dos pequenos. “Considero uma forma divertida e rápida de impor um limite”, defende Andréia. Cíntia concorda: “É figurativo, para eles entenderem melhor. Queremos apenas o bem dos nossos filhos, assim como nossas mães queriam o nosso bem quando éramos pequenas. Às vezes, ouço a voz da minha mãe e da minha avó quando falo as mesmas coisas que elas”. Cíntia revela, inclusive, que já flagrou Gabriel dando ordens ao cãozinho da família da mesma maneira. “É a prova de que a cultura se perpetua. As expressões são e serão sempre as mesmas”, conclui.
Leia também:

Selecionamos dez frases do livro “Because I Said So” e pedimos para especialistas brasileiros explicarem o que elas trazem de verdade ou de mito. Confira:

Thinkstock/Getty Images
Comer cenoura com regularidade ajuda a enxergar melhor
“Não segure o espirro, vai estourar seus tímpanos”
Verdade. “O espirro é a expulsão do ar, em altíssima velocidade, pelo nariz. Ao tampar o nariz para segurar um espirro, a pressão que deveria sair por ele é transmitida diretamente para a tuba auditiva - canal que liga o ouvido ao nariz - , podendo romper os tímpanos”, afirma a otorrinolaringologista Renata Mori, responsável pelo site Otorrinoweb .
“Se você comer toda a cenoura, vai enxergar melhor”
Parcialmente verdade. Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos , esclarece: “O carotenoide presente nas cenouras é necessário para a absorção da luz, e sua ausência no organismo causa problemas de visão noturna e até olho seco. Mas não basta comer uma cenoura de vez em quando, ela deve estar no cardápio familiar regularmente.”
“Se você engolir o chiclete, ele ficará no seu estômago por sete anos”
Mito. “A goma de mascar não gruda nos órgãos internos – ela passa pelo sistema digestivo normalmente e sai nas fezes em um prazo de 24 a 48 horas, dependendo do metabolismo do indivíduo”, explica Maraci Rodrigues, gastroenterologista pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Vamos deixar seu machucado sem curativo para a pele respirar”
Verdade. “Em geral, machucados superficiais podem ser deixados ao ar livre para ter uma cicatrização mais rápida graças ao oxigênio com que a pele terá contato”, explica Silvia Jedwab, dermatologista e diretora da clínica Skinlaser .
“Você precisa comer a casca do pão, é nela que ficam as vitaminas”
Mito. “Não existe nenhum dado que comprove que as cascas dos pães concentrem mais nutrientes do que o miolo. O que pode ser aproveitado pelo organismo está espalhado por todo o pão”, diz Susy Graff, nutricionista responsável pelo site NutriKids .
“Se você sentar muito perto da TV, vai ficar com a vista doendo”
Verdade . O calor da TV pode deixar os olhos ressecados e vermelhos, gerando desconforto, de acordo com o oftalmologista Renato Neves, que ensina: “A distância mínima que se deve manter da tela da TV é 1,5 metro.”
“É preciso esperar uma hora depois da refeição para poder nadar”
Parcialmente verdade. “Todos os exercícios, se realizados logo depois de uma refeição, podem causar enjoos e, em casos mais sérios, refluxo e vômitos. Mas o intervalo entre a refeição e a prática esportiva deve ser determinado caso a caso”, justifica a gastroenterologista pediátrica Maraci Rodrigues.
“Se você passar a lâmina de barbear do seu pai no rosto, seus pelos vão crescer grossos e escuros”
Mito. A dermatologista Silvia Jedwab garante: “Passar lâmina de barbear na pele apenas corta a haste do pelo, o que não interfere no crescimento da raiz.”
“Não fique olhando para dentro do micro-ondas enquanto a comida estiver esquentando pois vai estragar sua vista”
Mito e verdade . “Se o micro-ondas estiver bem vedado e com filtro na porta, obrigatório nos modelos atuais, não há nenhum risco à visão”, explica o oftalmologista Renato Neves. Entretanto, Renato ressalta que caso a pessoa consiga ligar o micro-ondas com a porta aberta e ficar olhando para dentro dele, pode desenvolver catarata.
“Se você comer sementes, vai nascer uma árvore dentro de você”
Mito. “Assim como os chicletes, as sementes ingeridas passam pelo sistema digestivo e são eliminadas nas fezes. O corpo humano não possui condições mínimas para as sementes virarem árvores, como solo adequado e iluminação”, afirma a gastroenterologista pediátrica Maraci Rodrigues.

FONTE: WWW.IG.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário