segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Blogueira Yoani Sánchez chega ao Brasil e é recebida por manifestantes

Dissidente cubana comemorou 'liberdade de expressão' no Twitter após ser chamada de agente disfarçada da CIA por jovens nos aeroportos de Recife e Salvador

Futura Press
A blogueira cubana Yoani Sánchez desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife
A blogueira cubana Yoani Sánchez, autora do site "Generación Y", foi recebida com protestos ao desembarcar nesta segunda-feira (18) no Brasil, primeira parada de seu giro internacional de 80 dias. 
Uma dezena de manifestantes a favor do regime comunista cubano usou cartazes acusando Yoani de agir sob influência dos EUA em protesto realizado no desembarque da ativista no aeroporto de Salvador, nesta manhã. A cubana já havia sido alvo de manifestantes ao desembarcar na madrugada em Recife, onde fez uma escala antes de seguir para a Bahia.
"Ao chegar, muitos amigos me deram boas vindas, e outras pessoas me insultaram, gritando. Quem dera em Cuba se pudesse fazer o mesmo. Viva a liberdade", escreveu Yoani em seu Twitter, em relação aos manifestantes no Recife. 
Em Salvador, ela foi retirada do aeroporto por uma saída lateral da Infraero para evitar os manifestantes. No saguão do aeroporto do Recife, pouco mais de dez jovens carregavam cartazes onde lia-se: "Yoani Sánchez: uma mentira patrocinada pela CIA" e "Segundo a Unicef, existem 146 milhões de crianças subnutridas no mundo. Nenhuma delas é cubana."
A blogueira cubana vai participar de uma série de debates e eventos com temáticas sociais no município baiano de Feira de Santana e assistirá a uma exibição do documentário "Conexão Cuba x Honduras", do cineasta Dado Galvão, no qual ela é uma das entrevistadas.
"Yoani Sánchez não é uma cidadã que livremente expressa sua opinião com relação ao seu governo, é uma pessoa financiada por um país estrangeiro para falar, e inclusive para falar mentiras e inverdades sobre Cuba", disse Caio Ferreira, de 25, integrante da União da Juventude Socialista, que protestava em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário