quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RICARDOO III: O REI QUE SAIU DA VIDA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA CULTURAL

Reconstituição de Ricardo III retoma curiosidade por celebridades históricas

Descoberta de ossada de monarca sob estacionamento na Inglaterra acabou com mistério de mais de 500 anos e reacendeu questões sobre a aparência de figuras da história

 
Getty Images
O rosto reconstituído de Ricardo III se assemelha a retratos do rei
Certas celebridades históricas têm em comum o mistério sobre a aparência física. Um dos casos mais famosos é o do rei da Inglaterra Ricardo III, o último da dinastia Plantageneta e também o último rei inglês a morrer em uma batalha. Até a semana passada, não se sabia onde estavam os restos mortais do monarca e, portanto não se podia reconstituir o seu rosto.
Sua história de vida ficou mais do que famosa na pena de William Shakespeare que a retratou na peça Ricardo III. Um retrato, diga-se, nada elogioso. Um rei cruel, usurpador e corcunda é basicamente a figura que emerge das páginas do bardo inglês. O rei corcunda também foi alvo de diversos filmes e interpretações memoráveis, além de quadros que o retratavam na época em que era monarca. Mas falta descobrir onde estava o corpo dele após a morte.
Entenda o caso:

Na semana passada, um exame de DNA confirmou que a ossada sob um estacionamento em Leicester era do monarca britânico , solucionando um mistério de 500 anos sobre seu local de sua morte.
Um dia após o anúncio, de que o esqueleto com crânio rachado e espinha curva era mesmo de Ricardo III. Pesquisadores apresentaram a reconstituição do rosto do rei. Eles recorreram à tecnologia para criar um modelo virtual do crânio do monarca e depois foram adicionadas à ele camadas de músculos e pele. O resultado foi então usado de base para criar um molde em plástico do rosto do monarca . Ficou simpático. Muito melhor do que o esperado (inconscientemente) para um usurpador cruel. Aliás, estas características nada positivas de Ricardo III são atualmente contestadas por historiadores que alegam que ela foi construída pela dinastia Tudor que sucedeu a Plantageneta no poder.
Outra celebridade histórica envolta em mistério quanto sua beleza ou feiúra é Cleópatra, rainha do Egito. Apesar dos esforços dos pesquisadores inclusive debaixo de água , seu corpo e o de seu amante, o general romano Marco Antônio, ainda não foram desmistificados - os dois se suicidaram juntos após serem derrotados por Otávio, o futuro imperador César Augusto. Até agora, nada se sabe, mas as buscas pelos célebres corpos de Cleópatra e Marco Antônio continuam.


Alessandro Greco - colunista do iG* PORTAL IG.COM.BR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário