segunda-feira, 11 de março de 2013

IV Festival de Cultura Popular Zabé da Loca movimenta Monteiro



x 
O IV Festival de Cultura Popular Zabé da Loca – Homenagem a Dejinha de Monteiro encerrou suas atividades na noite desse domingo, 10, com o espetáculo Roliúde – As peripécias de um sertanejo contador de histórias apaixonado, no Teatro Jansen Filho.
O evento teve início na quinta-feira, 07, com apresentações de grupos de dança popular da região, e com apresentações culturais de Dejinha de Monteiro e convidados, e ainda a participação da Banda Pífano Perfumado e Zabé da Loca.
Na sexta-feira, foi realizada a Noite da Poesia reunindo grandes nomes locais e da Paraíba, como Pedro Soares, Felizardo Moura, Marco Di Aurélio, Thais Nunes, Ismênia Teresa e professor Gomes.
No sábado, pela manhã na Praça João Pessoa, dentro da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, grupos e artistas de cultura popular se apresentaram, dentro da proposta do Cultura na Feira. À noite, o evento ocorreu no sítio Tungão, na residência da pifeira Zabé da Loca, com show de Dejinha de Monteiro e Antônio Ferreira.
Também foram promovidas durante o Festival oficinas, palestra ministrada por representante do IPHAN, sobre Educação Patrimonial e exposição das obras de Dejinha, no Museu Histórico Arnaldo Bezerra Lafayette.
Segundo Alexandre César, Secretário de Cultura, o Festival deste ano superou as expectativas pela grande presença de pessoas que prestigiaram a programação. Ele acrescentou que o evento vem consolidar políticas culturais voltadas para o crescimento da cultura popular em Monteiro e região, apresentando um espaço dedicado a preservação cultural.
“O Festival de Cultura Popular foi um sucesso e agradecemos a todos que prestigiaram, e estiveram presentes durante a programação realizada no município. A proposta é de criar o espaço voltado para que os grupos e artistas possam expressar as manifestações presentes na comunidade”, destacou o Secretário.
O IV Festival de Cultura Popular foi uma realização da Prefeitura de Monteiro, com patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, apoio do IPHAN, projetos Vínculus e Dom Helder.
Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário