quarta-feira, 24 de julho de 2013

PATATIVA DO ASSARÉ

Uma grande verdade...

Patativa do Assaré foi um poeta brasileiro sem praticamente nenhum estudo. Porém sua obra é admirada até pelas universidades. Se um professor de língua portuguesa corrigisse as poesias de Patativa encontraria erros gramaticais em praticamente toda a sua obra, mas quando o assunto era o sentido das palavras, aí então ele tinha razão em tudo!
Leia abaixo alguns trechos de um famoso poema seu que ficou conhecido na voz inconfundível de Luiz Gonzaga:
Triste Partida
Meu Deus, meu Deus



Setembro passou

Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós,
Meu Deus, meu Deus
Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz
Ai, ai, ai, ai


A treze do mês

Ele fez experiênça
Perdeu sua crença
Nas pedras de sal,
Meu Deus, meu Deus
Mas noutra esperança
Com gosto se agarra
Pensando na barra
Do alegre Natal
Ai, ai, ai, ai



Rompeu-se o Natal

Porém barra não veio
O sol bem vermeio
Nasceu muito além
Meu Deus, meu Deus
Na copa da mata
Buzina a cigarra
Ninguém vê a barra
Pois barra não tem
Ai, ai, ai, ai

Nenhum comentário:

Postar um comentário