segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SANTA CRUZ: QUANDO TUDO COMEÇOU... NOSSA HISTÓRIA


ANTIGA IGREJA DE SANTA CRUZ

                                                         FUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ-RN
 O município de Santa Cruz, localizado na Região do Trairi, teve o seu início a partir da 2ª década do século XIX , período em que o Brasil vivia um momento de transição política e administrativa do regime Colonial para Reino Unido,ou seja, em 1820, o nosso País chamava-se Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, era administrado e governado pela família real portuguesa, a mesma tinha chegado ao País em 1808 fugindo das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Com o Brasil sendo Reino Unido de Portugal, a cidade do Rio de Janeiro, por conseguinte, passou a ser a capital da Corte e, as antigas capitanias passaram a ser denominadas províncias (hoje, os estados). Em 1815 com o falecimento da Rainha do Império Português Maria I, mãe de D. João VI, ele foi coroado rei de Portugal com o título de João VI. Após a expulsão das tropas francesas do território Português pelo exercito britânico, a nação portuguesa passou a exigir o retorno do rei que se encontrava no Brasil. Notadamente no ano de 1820, ocorreu a Revolução do Porto, sendo que os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno de D. João VI para Portugal e a aprovação de uma Constituição. Pressionado pelos portugueses, D. João VI resolveu voltar para Portugal, em abril de 1821. Deixou em seu lugar, no Brasil, o filho D. Pedro como príncipe regente. Pouco tempo depois, D. Pedro tornou-se o 1º Imperador do País, após o processo de Independência e do grito de guerra as margens do Riacho Ipiranga em 7 de setembro de 1822, como frisa alguns historiadores.
Por volta de Dois anos antes da Independência do Brasil, no ano de 1820, Santa Cruz era idealizada pelo Sr. José Rodrigues da Silva, Cearense proprietário da Fazenda Cachoeira, localizada nas proximidades da cidade de Lajes Pintada, que aliou-se aos irmãos João da Rocha Freire e Lourenço da Rocha Freire, estes últimos, donos de propriedades na localidade malhada do Trairi, atual Santa Cruz, e juntos propuseram fundar um povoado na localidade Cachoeira com a denominação de Santa Rita da Cachoeira, já que a filha de José Rodrigues da Silva, havia adquirido uma imagem de Santa Rita no Estado do Ceará com a finalidade de colocar na futura edificação religiosa do povoado outrora planejado. Contudo, não sendo possível o povoamento daquela localidade devido a escassez de água, uma vez que no lugar havia apenas alguns riachos e muitos deles de água salgada, o que de fato prejudicaria o desenvolvimento e afetaria o crescimento do povoado e das futuras gerações; Dessa forma, juntos resolveram fundar nas margens do Rio Trairi, o futuro povoado, que teve o Seu começo a partir da construção de algumas casas residenciais e da edificação de uma capela dedicada a Santa Rita de Cássia, o local escolhido se deu em razão da boa oferta de água (abundância em água), e das boas pastagens existente para a criação do gado; No que diz respeito a construção da capela essa se fez pelas doações dos irmãos Rocha Freire e do sr. José Rodrigues da Silva, este último, doou a imagem de Santa Rita adquirida pela sua filha no Ceará;Motivo pelo qual o novo local foi batizado pelo nome de “Santa Rita da Cachoeira”. Logo, muitas casas surgiram, de forma alinhada, em torno da capela erguida em homenagem a padroeira das causas impossíveis, já que o Cearense José Rodrigues da Silva tinha por esta Santa, muita fé e devoção.Com o passar dos tempos, o povoado foi mudando de nome: durante algum tempo foi chamado de Santa Rita da Cachoeira; Em 1833, foi elevado á condição de povoação com a denominação de Santa Cruz da Ribeira do Trairi.Já em 1835, foi criada a Matriz de Santa Rita através da lei nº 24 de 27 de março do mesmo ano,(erguida na Povoação de Santa Cruz da Ribeira do Trairi), passando a se chamar “Freguesia de Santa Rita da Cachoeira”, que por força da lei nº 31 de 30 março de 1835, passou a pertencer ao município de São José do Mipibu. Mais tarde, a aproximadamente quarenta e dois anos depois, a povoação de Santa Cruz, foi elevada à categoria de Vila, com a denominação oficial de Vila do Trairi, pela lei provincial nº 777, de 11 de dezembro do ano de 1876, desmembrando-se assim, do município de São José de Mipibú.
Vale salientar que mesmo o nome oficial sendo Vila do Trairi, o município era popularmente denominado de Santa Cruz da Ribeira do Trairi.Logo 37 anos e 11 meses depois, foi elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Cruz, pela lei estadual nº 372, de 30 de novembro de1914.


TEXTO ESCRITO POR EDGAR SANTOS
EXTRAÍDO DO LIVRO: SANTA CRUZ: NOSSA HISTÓRIA, NOSSA GENTE (2010).

Um comentário:

  1. Minha família é procedente de Santa Cruz no Rio Grande do Norte. Meus avós e meus tios. Contudo não conheço a região. Gostaria de me informar com você se esta Santa Cruz é onde fica a Serra do Cuité que fica entre os Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. E se você tem conhecimento se é fácil encontrar arquivos da década de 40 de um escrevente, se não me engano da Prefeitura com o nome de ANTÔNIO BENTO RODRIGUES (este era meu tio avô). Se ainda existe Igreja ou Igrejas da década de 40 na cidade. Meus avós saíram de Santa Cruz em 1945. Contudo ficaram parentes deles na cidade.
    Gostei muito do seu Blog. Parabéns!

    ResponderExcluir