O complexo Turístico Religioso foi idealizado pela igreja católica local e o então Prefeito Luiz Antônio Lourenço de Farias, que juntos buscaram apoio financeiro do governo municipal, Estadual e do Governo Federal. O complexo foi construído pela Empresa A. Gaspar Ltda, porém, a arquitetura e a técnica de construção da estátua foram idealizadas pelo arquiteto, escultor e professor Universitário Alexandre Azedo de Lacerda. No Brasil há várias paróquias em homenagem a Santa Rita de Cássia, e um pequeno Santuário na cidade de Caldas Minas Gerais.
O Complexo Religioso é formado pela estátua de Santa Rita de Cássia, que mede 56 metros de altura, sendo: 06 metros da base, 42 metros da imagem de Santa Rita e mais 08 metros do resplendor sobre a cabeça da santa. O referido Complexo religioso, foi construído pela Empresa A. Gaspar, tendo como arquiteta Adriana Alves. A Construção da estátua se deu pelo seguinte processo: moldagem da escultura desenvolvida por técnica criada pelo próprio Alexandre, que inicialmente foi feita em uma estrutura de madeira, em seguida preenchida com argila e a partir daí aplicou-se uma camada de gesso sobre a argila. Depois, os moldes deram forma à estátua, onde foi preenchida com concreto armado.
O arquiteto Alexandre Azedo, projetou a estátua de Frei Damião em Guarabira (PB), e é filho de Armando Lacerda Marfden, escultor da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro (CE), de 27 metros de altura, inaugurada no ano de 1969. O Complexo Turístico-Religioso Alto de Santa Rita de Cássia; reconhecido como Santuário pela Igreja Católica através, do decreto diocesano 017/2009, foi entregue e inaugurado pelo Governo do Estado, Paróquia de Santa Rita e pela Prefeitura Municipal em 26 de Junho do ano de 2010.
EXTRAÍDO DO LIVRO: autoria de Edgar Santos,
Santa Cruz: Nossa História, Nossa Gente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário