quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SANTA CRUZ COMEMORA 103 ANOS DE ELEVAÇÃO A TÍTULO DE CIDADE E 141 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



Em 30 de Novembro de 1914, por força da Lei Estadual de nº 372, sancionada pelo Governador de Estado Joaquim  Ferreira Chaves, Vila do Trairi, como era chamada nos  documentos oficiais, foi elevada à condição de Cidade (título  honorífico) com a denominação de Santa Cruz. Ressalte-se que neste  período o Município  já  era administrado Por  Sinézio Guimarães (Prefeito). Vale salientar, que no Brasil de forma equivocada muitos municípios criados no  Período Colonial e Monárquico, comemoram o dia da sua Emancipação Política, como  sendo o dia em que foram elevados a  categoria de  cidade, o que não é correto. Destarte,por oportuna  conveniência, que a autonomia política e administrativa de um município antes da proclamação da República Federativa do Brasil, é o  período em que a povoação é elevada a condição ( criação) de VILA.  Dessa forma, atribui-se a emancipação política de Santa  Cruz quando da elevação à categoria de Vila do Trairi, em  11 de dezembro de 1876, através do Decreto Provincial Nº  777 DE 11 DE DEZEMBRO DE 1876 assinado pelo Presidente Dr. Antônio Passos de Miranda.
Portanto, em 30 de novembro, comemoraremos  103  anos de aniversário de Santa Cruz.
      
  Já no dia 11 de dezembro completaremos 141 anos de emancipação política, quando  comemoraremos a nossa  autonomia administrativa e política, tendo em vista o desmembramento de  Santa Cruz da cidade de São José de Mipibu/RN  em 11 de  dezembro de 1876.

PARABÉNS SANTA CRUZ !









quinta-feira, 16 de novembro de 2017

PROJETO DE LEI EM PROL DE ARTISTAS E PROFESSORES DO VEREADOR GEAN PARAIBANO É APROVADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ

           

     O  Vereador  Gean Paraibano conseguiu a aprovação do Projeto  de Lei  Nº 008/2017 que  “ Determina concessão de desconto de 50% em casas de espetáculos  culturais e esportivos para  Artistas, produtores culturais e Professores  de educação no Município de Santa Cruz, e dá outras providências.

        Para Gean Paraibano  o Projeto de Lei acima mencionado diz respeito a esses dois segmentos tão importantes para o desenvolvimento educacional e cultural dos cidadãos santa-cruzenses, nesta perspectiva Esta lei tem como objetivo proporcionar aos professores de todos os níveis do ensino público  existente no município acesso mais barato aos eventos culturais, esportivos e de lazer, de forma a aprimorar a sua formação profissional, qualidade indispensável para o melhor exercício da função de educador. A presente lei também  estende o beneficio da meia entrada aos artistas e produtores culturais cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura desta municipalidade. O Projeto de lei   segue agora para a sanção da sra. Prefeita Dra. Fernanda Costa.
   Por oportuna conveniênciaVereador Gean Paraibano ressaltou também a importância do apoio dos  seus amigos parlamentares que não mediram esforços para que o referido projeto fosse aprovado.
fonte: www.geanparaibano.blogspot.com.br